Como usar sua sacada nas comemorações de final de ano
Quando falamos em festas em casa, a maior preocupação é “será que vai caber todo mundo?”, principalmente das pessoas que moram em casas e apartamentos pequenos. De fato, esse é um aspecto importante porque os convidados devem ficar confortáveis.
Para isso, aumentar a área útil do imóvel é essencial. Reformas e obras? Não! Com isso queremos dizer que alguns móveis devem ser realocados e permitir que os convidados usufruam de outros cômodos além da sala, banheiro e cozinha.
É o caso da sacada, por exemplo. Mesmo que pequeno, esse ambiente tem um grande potencial e pode virar o lugar preferido das pessoas para passar as festas. Este ano, muitos precisarão fazer as comemorações de natal e ano novo em casa.
O que pegou muitos desprevenidos, já que costumavam viajar e passar as festas em outros locais que não a própria casa. Então, neste conteúdo, abordaremos como adaptar o ambiente para receber comemorações incríveis.
Afinal, mesmo que diferente, esses momentos não deixarão de ser especiais e muito bem vividos. Com algumas pequenas mudanças temporárias, os convidados se sentirão confortáveis e em casa – um benefício de comemorações mais íntimas, concorda?
Então, se você está pensando em convidar as pessoas que mais ama para comemorar mais um ano ou ter aquelas confraternizações especiais desta época do ano, não se desespere!
Vai caber todo mundo sim e será um momento bastante especial. Com algumas adaptações para a segurança, comodidade e praticidade, a festa não terá hora para acabar.
Confira a seguir nossas dicas e adapte ao espaço que tem na sua casa ou apartamento. Combinado?
Como dar mais espaço útil para sua casa durante as festas!
Vale ressaltar que tudo dependerá da quantidade de pessoas que serão convidadas. Não exagere, apesar de dicas para otimizar os espaços, cada lar tem seu limite de convidados.
Se for um apartamento pequeno, não tem dicas que façam caber 100 pessoas no local, entende? Por isso, faça uma lista de convidados coerente de acordo com o espaço que tem disponível.
Com uma quantidade de pessoas definida, também é mais fácil entender quais adaptações devem ser feitas na residência. Então este é o primeiro passo!
Use os quartos também!
Essa sugestão pode não ser bem vinda por muitas pessoas, porque, de fato, os quartos são ambientes mais íntimos. Mas, se tiver algum cômodo que não é muito usado, é possível fazer um espaço kids.
Coloque alguns brinquedos pelo ambiente e pronto, as crianças terão um quartinho de brincadeiras para se divertirem. Outra sugestão é disponibilizar esses ambientes como uma espécie de closet.
Quando os convidados chegarem, peça que coloquem seus pertences como bolsas e casacos, por exemplo, no quarto. Além de ser um espaço seguro para isso, ainda evita que esses itens ocupem espaços durante as festas.
Em festas de natal, em algumas famílias acontecem o “amigo secreto”, uma brincadeira super divertida e especial. Então, para evitar que os presentes fiquem espalhados pela casa e ocupando espaço útil durante a comemoração, guarde todos em um quarto e depois quando essa atividade começar, é só pegá-los.
Um novo ambiente no seu apartamento: a sacada!
As sacadas são ambientes gostosos e bastante receptivos, mas muitos esquecem de usá-las no dia a dia. Talvez pelo tamanho ou até mesmo pela falta de ideias de como deixar o cômodo mais confortável e atraente.
Estamos aqui para evitar que cometa esse erro! Sacadas são um mar de possibilidades, podendo ser transformados em escritórios, espaço kids, ambiente de leitura ou até mesmo uma varanda gourmet.
Independentemente da metragem, alguma coisa dá para fazer nas sacadas, nas festas principalmente. Mas antes de dar dicas de como melhor aproveitá-las, vamos te alertar de um cuidado necessário.
Geralmente, em festas de final de ano vão crianças, então proteger as varandas é essencial para evitar acidentes e que os pequenos joguem coisas pela sacada, por exemplo.
Essas situações são evitadas por telas de proteção e o envidraçamento. Acreditamos que os vidros são uma opção muito agradável, porque servem como segurança, mas também auxiliam em diversos outros momentos – mesmo após as festas.
Imagine que pouco antes da comemoração se iniciar, comece a chover e todo seu trabalho de arrumar a sacada vai, literalmente, por água abaixo. Situação chata, concorda? Para isso a sacada de vidro é impecável.
Proporciona uma proteção contra a variação climática, maior conforto acústico, evita que o barulho da festa seja escutado por todos do prédio – fator essencial em casos de multas.
Além de diversos outros benefícios que o envidraçamento proporciona. Como fazer? É fácil, basta procurar uma empresa especializada em envidraçamento e fazer um orçamento. É uma sugestão muito boa!
A próxima dica para aproveitar a sacada é decidir para que irá servir. Se for um espaço para conversar, então coloque algumas cadeiras, puffs e bancos para as pessoas ficarem confortáveis.
Se for uma área de petiscos, aposte em uma bancada e banquinhos. Uma outra ideia é deixar a sacada como um barzinho. As pessoas vão até lá pegar sua bebida, se servem e as consomem. Além de criativa, é uma sugestão mais prática.
Se a festa for na sacada? Então aposte em bancos que dê para várias pessoas se sentarem, móveis encostados nas paredes e cantos para possibilitar a circulação e claro, além de atraente, o espaço deve ser prático.
Móveis são um problema?
De forma alguma! Como dissemos no tópico anterior, para melhorar a circulação das pessoas, evite móveis no meio da passagem. Por exemplo, mesinhas de centro não são opções tão boas em festas.
Para dar mais praticidade aos convidados com comes e bebes, deixe alguns apoios perto de paredes, sofás e cadeiras. Mas não no meio do cômodo, combinado? Em geral, todos os móveis devem seguir essa regrinha.
Assim como a decoração. Decorar é um passo muito gostoso e fundamental nessa época do ano, mas sem exageros! Caso contrário, atrapalhará o andamento da festa e até possibilita que algumas coisas quebrem.