Confira quais são os equipamentos necessários para o transporte de máquinas pesadas
O transporte de máquinas pode ser bastante desafiador e complexo. Afinal, estes equipamentos podem ser pesados, grandes e sensíveis. Independentemente desses aspectos, geralmente, essas máquinas são responsáveis pela produção de muitas empresas.
Existem diversos motivos que fazem empresas precisarem mover estes equipamentos, mas em todos os casos, danificá-los não é uma opção. Por isso, o transporte ou movimentação deve ser feito com muito cuidado e conhecimento.
Como assim? Para este tipo de serviço, conhecer os modelos de veículos, equipamentos necessários e até mesmo outras máquinas é essencial para proteger a carga. Então sim, pode até tentar mover essas máquinas por conta própria, mas não é o recomendado.
Dado que se algo acontecer e a máquina precisar ser consertada, a produção da empresa ficará prejudicada. Cenário bastante complicado, concorda? Cada transporte exige tipos de cuidados e equipamentos de segurança diferentes.
Dependendo do tipo de movimentação, será necessário até mesmo diferentes modelos de veículos. Existem dois tipos de transporte de máquinas: quando é interno, chamada de mudança de layout ou externa quando o equipamento é enviado para outro endereço.
Requerem serviços e técnicas diferentes, mas o quesito segurança deve ser a prioridade em ambos os casos. Para entender mais sobre o tema, explicaremos os dois tipos de movimentação de máquinas e alguns equipamentos essenciais na hora destes serviços.
Caso contrate alguma empresa para realizar estes procedimentos, confira este texto e fique atento se os profissionais estão ou não seguindo as principais orientações para proteger seu maquinário.
O que é mudança de layout?
Esse tipo de mudança é quando a empresa deseja mudar o maquinário de lugar, o que parece simples, mas na realidade, este tipo de movimentação é tão complexa como o transporte de cargas pesadas.
Essa medida é tomada para deixar o ambiente mais organizado e confortável para a locomoção de funcionários, máquinas e produtos. Pesquisas apontam que mudar o layout de empresas pode melhorar até mesmo a produtividade da equipe.
O motivo para ser um serviço tão delicado é que as máquinas são itens muito pesados, a movimentação pode ser complicada dependendo do espaço útil da empresa e o prazo é curto – dado que os empreendedores buscam medidas rápidas para a produção voltar ao normal o mais rápido possível.
Mudança industrial
Esse é um tipo mais conhecido de transporte de máquinas. Se dá quando uma empresa muda de localização e precisa levar todo seu maquinário para o novo endereço.
A complexidade do serviço pode aumentar dependendo do número de equipamentos, distância, rota, entre outros aspectos. É um serviço mais perigoso porque tem ainda mais chances de danificar alguma máquina – motivo que torna os equipamentos de segurança ainda mais necessários.
Esse deslocamento exige planejamento e cautela, porque qualquer falha pode resultar em grandes prejuízos. Ainda mais quando pensamos que cada máquina requer uma técnica de transporte e ferramentas diferentes.
É válido ressaltar que todas as medidas são tomadas para garantir a segurança da carga e das pessoas envolvidas no transporte. Então, todo equipamento que for aumentar essa proteção é válido e necessário. Não economize neste aspecto!
Equipamentos necessários para o transporte de máquinas
Independentemente do tipo de movimentação, o primeiro cuidado não é referente à equipamentos, mas sim uma medida que evitará dores de cabeça. O primeiro passo para qualquer locomoção de máquinas é desligar os disjuntores da empresa e somente depois tirá-las das tomadas.
Essa solução evita descargas elétricas que são bastante perigosas. Dado esse alerta, vamos aos equipamentos necessários. Antes de qualquer coisa, as máquinas devem ser embaladas e protegidas.
Caso precise colocá-las em um caminhão, por exemplo, o risco de batê-las durante o carregamento ou descarga é grande. Então a primeira ferramenta seria plástico bolha, isopor, panos e tudo que possa proteger as máquinas de impactos.
Cordas e cintas são equipamentos fundamentais nestes momentos para segurar a carga e evitar que tombe, caia ou saia do lugar durante o percurso. Essa medida pode ser aplicada até mesmo na mudança de layout.
Um plástico para cobrir a carga quando o caminhão não é fechado é também importante para evitar que a variação climática danifique o equipamento, como a chuva.
Talvez essa ferramenta seja a mais importante: o veículo ideal. Escolher o modelo de caminhão e máquina ideal é fundamental para uma locomoção segura e tranquila. Escolha se optará pelo aluguel de munck, guindastes, caminhões, empilhadeiras, entre outros veículos são algumas das opções mais indicadas para estes serviços.
Então, pesquisar qual tipo é melhor para sua máquina e necessidade é bastante importante. Os muncks são opções versáteis, práticas e com ótimo custo-benefício, mas para mudanças de layouts pode não ser tão interessante.
Já guindastes e empilhadeiras são equipamentos quando é preciso içar uma carga e não transportá-las. Então analisar tudo que envolve o transporte de máquinas pesadas é essencial para um serviço sem dores de cabeça.