Como organizar sua mochila para viagens de mochileiro
Viajar como mochileiro é o sonho de muitas pessoas. A grande parte não realiza por ter medo de alguma consequência em pegar a estrada dependendo de carona e ajuda em geral de terceiros.
Mas a grande verdade é que esse medo ele não passa de uma insegurança boba por essas pessoas não conhecerem este estilo de viagem.
Há formas de se preparar para uma aventura de mochileiro, e grande parte dessa preparação está justamente no item mais importante e especial da viagem: a mochila.
Viemos hoje aqui para te ensinar como organizar sua mochila para viagens longas com muitas aventuras.
Vamos então às dicas:
1 – Como escolher as roupas
Um mochileiro não pode encher seu principal equipamento com roupas, pois vai precisar de outros utensílios durante a viagem. Então recomendamos que você tenha no máximo cinco camisetas, três calças, e dois pares de sapatos (sempre incluindo as vestes que você já está usando no corpo).
Você pode pensar “mas tão pouca roupa para viagens tão longas?” e a resposta é simples: não é porque você vai a uma aventura, que esta não é bem planejada.
Você vai planejar com antecedência os pontos onde irá dormir, cidades que vai passar, e com isso você vai se programar para ir a lavanderias durante o trajeto.
Caso seu destino seja um lugar frio, recomendamos que troque três camisetas por um casaco e um blusão.
Também deve se atentar se vai precisar de luvas e cachecol. Lugares como San Martin de Los Andes na Argentina é muito frio, e você precisa estar preparado para baixas temperaturas.
2 – Quais utensílios devo levar?
Os principais são: um perfume, escova de dente, pasta de dente, papel higiênico, sabonete, shampoo, escova de cabelo e remédios. Estes são itens essenciais para higiene e saúde.
Mas também existem itens que são para a sua segurança, e se tornam essenciais para te auxiliar em emergências:
- carregador de celular;
- bússola;
- barras de cereais;
- garrafa de água;
- celular.
Lembre sempre de deixar o carregador com fácil acesso, pois é um utensílio que vai usar com frequência, assim como o celular. As barras de cereais são alimentos para emergências, caso você se perca ou se encontre em um local isolado. Isso não é comum de acontecer, mas nunca é ruim estar prevenido, não é mesmo?
3 – Lanches
Você vai andar muito e grande parte do trajeto pode não encontrar lanchonetes e supermercados. Por isso é muito importante que você tenha comida para fazer lanches. Como citamos as barras de cereais no item anterior, elas são apenas para emergências reais, aqui estamos falando de necessidades básicas.
Lanches ideais são sanduíches, batatas chips, garrafinhas de água ou isotônicos como Gatorade, que podem auxiliar no seu desempenho, caso esteja caminhando debaixo do sol e perdendo muito líquido.
Lembre-se sempre de comer algo de três em três horas, mesmo que pouco, para que possa manter o ritmo e não ficar com excesso de fome e comer mais do que deveria.
Lembre-se que autocontrole é essencial para qualquer aventura.
4 – Documentos
Tenha todos os seus documentos necessários para viajar perto de você. Se for para fora do país, não esqueça de vistos, autorizações, cartão com tipo sanguíneo, e contatos de pessoas que podem cuidar de você caso aconteça alguma coisa.
Recomendamos deixar estes itens bem protegidos pois são de extrema importância para o sucesso da viagem. Caso sua identidade seja solicitada e você não tiver documentos, pode se complicar bastante. Algumas mochilas personalizadas possuem compartimentos especiais para este tipo de coisa.
Conclusão
Como você pode ver conosco hoje, preparar uma mochila para uma aventura mochileira não é tão difícil. Basta ter atenção nos detalhes e se preparar para as situações mais adversas.
Esperamos que você não deixe o medo tirar a chance de realizar um sonho, que é a viagem de mochileiro. Pois este tipo de aventura tem muito a nos oferecer e engrandecer como seres humanos. É na estrada que fazemos amizades e conhecemos pessoas interessantes.
Se gostou de nossas dicas, compartilhe com seus amigos e nos deixe um comentário. Até a próxima!