Como posicionar meu site no Google
Você se interessa por marketing digital e gostaria de saber como conseguir um bom posicionamento web no Google? Você sabia que pode facilmente posicionar uma página da web gratuitamente sem a necessidade de contratar consultoria seo, se souber como?
Não se preocupe, todos nós nos encontramos no dilema de que, uma vez criado nosso site, nos perguntamos: “OK, e agora, como me posiciono no Google?
Pois bem, é justamente disso que vamos tratar hoje, para que você possa saber como posicionar um site nos buscadores de forma totalmente GRATUITA.
Te interessa? Bem, vamos lá!
SEO (Search Engine Optimization) são uma série de técnicas aplicadas a uma página ou site, para que ela adquira um bom posicionamento web nos primeiros lugares do Google. Atualmente, o SEO está orientado quase 100% para o Google , já que possui uma participação de mercado de 95% na Espanha.
Existem duas áreas principais para trabalhar em SEO : por um lado, a interna através de ações a serem realizadas em sua própria página e, por outro lado, a externa que inclui estratégias e ações focadas em obter backlinks de outros paginas web.
Neste artigo vamos explicar como fazer SEO in-site, ou seja, na própria página da web para que você possa aprender a posicionar bem uma página da web no Google.
Selecione o mecanismo de pesquisa em que você vai se concentrar
Um passo essencial será ler as regras de uso que o Google oferece a todos os webmasters, para que você possa entender um pouco melhor quais passos você terá que seguir para que os spiders dos mecanismos de pesquisa indexem seu site e, portanto, adquiram um site bom posicionamento na web nos motores de busca.
Se ao lê-lo você acha que será muito complicado realizar essa tarefa sozinho, é melhor que você opte por solicitar o serviço deles a profissionais de posicionamento na web que podem ajudá-lo a posicionar corretamente seu site nos mecanismos de pesquisa.
Concentrar palavras clave para cada URL
Em cada url que você criar, você deve concentrar um conceito ou ideia sobre o qual deseja falar. Da mesma forma, vamos focar toda a energia e força de posicionamento em cada palavra-chave que queremos que apareça nos motores de busca.
Por exemplo: Se quisermos posicionar a palavra-chave “Vestidos de Noiva”, criaremos uma url específica para este termo www.sitedeexemplo.com.br/vestidos-de-noiva/, e nessa url falaremos única e exclusivamente sobre vestidos de noiva (obviamente usando a palavra-chave principal “vestidos de noiva”, assim como palavras semelhantes que dizem a mesma coisa.
Otimize o tempo de carregamento da web
A velocidade do nosso site será um fator essencial para que nosso site adquira uma boa posição dentro do Google SERPS (ou seja, dentro dos buscadores).
A ideia é a seguinte: quanto mais tempo a página demorar para carregar, menos provável é que o site tenha uma boa classificação. Para fazer isso, recomendamos uma ferramenta gratuita do Google , que nos ajudará a detectar problemas e melhorias que podemos implementar em nosso site, para que ele carregue mais rapidamente.
Os URLs devem ser compreensíveis por um humano
Ou seja, se pudermos escolher, vamos evitar gerar urls que contenham números e caracteres especiais. Bem, no final das contas, o nome da URL também influenciará no posicionamento orgânico do nosso site. Continuando com o exemplo dos vestidos de noiva, como vimos, nomeamos a url com a palavra-chave que nos interessa posicionar.
Um erro seria que o URL fosse o seguinte: webtrends.net.br/735038462 ao invés de webtrends.net.br/agencia-de-link-building.
As metatags do site
Como você bem sabe, quando publicamos uma página em nosso site, devemos preencher uma série de campos para fornecer ao Google o máximo de informações possível sobre o conteúdo que queremos posicionar no referido URL.
Para isso, devemos garantir que os seguintes campos sejam preenchidos da maneira mais otimizada possível:
- Título
- Metadescription
- H1
- URL
Uma vez que conhecemos os campos que teremos que otimizar, agora é necessário saber como faremos isso.
Para isso, compartilhamos abaixo 3 truques para que esses campos sejam o mais otimizados possível em termos de SEO:
- Descreva o conteúdo da página de forma natural e humana.
- Inclua a palavra-chave para a qual estamos interessados em posicionar essa página no texto.
DICA: Adicionar palavras semanticamente iguais à palavra-chave principal dará mais força à palavra-chave principal, além de deixar claro para o Google sobre o assunto que estamos tratando.
Não ultrapasse o número de caracteres: Assim como o H1 (ou Header 1) pode ter um número indefinido de caracteres, o Título e a Meta descrição não podem. É por isso que, mantendo o número de caracteres que o Google mostrará nos resultados da pesquisa:
Title = 67 caracteres aprox.
Meta description = 155 caracteres aproximadamente
Definir uma arquitetura web hierárquica
A partir da página principal ou página inicial da web, devemos redirecionar o tráfego através de links para as seções mais importantes do site.
Além disso, você deve saber que o Google recomenda não colocar mais de 100 links internos por página. Também é recomendado não colocar menos de 20.
Ao mesmo tempo, você deve ter em mente que existem 2 tipos de links : links internos (ou seja, aqueles links que levam a outras páginas do seu mesmo site) e links externos (links que apontam para outros sites).
Assim, não é aconselhável abusar de links externos e, caso os inclua, certifique-se de que são para sites importantes do seu setor. Mas lembre-se, os robôs do Google passarão pelo seu site e rastrearão o site inteiro, pulando de link em link.
Além disso, se você incluir links externos, esses robôs ou spiders deixarão sua página da web. Para isso, existem recursos alternativos para informar ao Google para não seguir esses links externos e, portanto, continuar navegando em seu site.
Gere conteúdo de qualidade
Certamente, você já ouviu falar que o conteúdo de um site é rei. E é que, entre os mais de 200 fatores que influenciam o posicionamento web no Google, este é sem dúvida um dos mais relevantes.
É por isso que, estrategicamente, devemos incluir as palavras-chave pelas quais queremos que os usuários nos encontrem (ou o Google nos posicione) e integrá-las ao nosso conteúdo (geralmente em formato de texto).
O conteúdo deve ser único, próprio e original. O que isso implica?
Que, se o Google detectar que você copiou o conteúdo de outro site, irá penalizá-lo.
Por isso é tão importante gerar conteúdo que você não encontra em nenhum outro lugar (no que diz respeito às palavras, obviamente é normal encontrar outros sites que falem sobre a mesma coisa que você fala).
Você pode pegar ideias e conceitos de outras páginas, mas uma vez que você vai traduzi-lo e implementá-lo em seu site, ele deve ter sido “curado” por você. Dessa forma, além de se diferenciar da concorrência, você terá a certeza de agregar valor ao usuário e ao Google.
Melhorar a velocidade do site
Um dos 200 fatores que influenciam o posicionamento de um site é a velocidade de execução de cada página. Da mesma forma, será essencial que você escolha um bom web design que garanta acessibilidade de todos os dispositivos eletrônicos e permita ao usuário navegar facilmente.
Além disso, com as ferramentas gratuitas do Google, você pode verificar quais aspectos de melhoria você pode aplicar ao seu site, para melhorar esse problema.
E é que, ironicamente, o propósito do Google é que quando um usuário acessa qualquer página que lhe é proposta, ele tem uma boa experiência de usuário.
Por isso, se quando uma pessoa entra em uma página tem que esperar muito tempo para acessar o conteúdo, se cansa e vai em busca de outro resultado. Resultado? Uma experiência ruim do usuário + penalidade no ranking do Google.
Atualize seu site com frequência
O frescor do conteúdo e as mudanças na web é algo que o Google também valoriza. Por isso, será fundamental que você crie textos relevantes e mantenha o site atualizado para estar bem posicionado no buscador.
Visite: Agencia SEO.