Como fazer uma loja virtual no Instagram? Descubra agora!
Como fazer uma loja virtual no Instagram? Descubra agora!
Com o boom das redes sociais, aumentou muito o interesse em saber como fazer uma loja virtual no Instagram, e se você quer divulgar sua marca no Insta, chegou no lugar certo!
Esse guia vai te ajudar a seguir todas as etapas para criar sua loja e gerar seu catálogo de produtos a fim de aumentar a visibilidade da sua marca ou produto.
Preste atenção a todo o passo a passo, pois isso é o que vai garantir que mais pessoas conheçam os seus produtos, e assim, faturar mais.
Por que vender no Instagram?
Antes de aprender a como fazer uma loja virtual no Instagram, por que vale a pena vender no Instagram?
Desde 2012, o Instagram pertence ao Facebook, e ocupa o 3º lugar, atrás do Facebook, YouTube e WeChat, com milhões de usuários ativos mensalmente.
As empresas têm a possibilidade de alcançar diretamente seus prospects e clientes em seus dispositivos móveis através de marketing direcionado, e oferecer a eles uma nova experiência de compra.
A rede social permite também redirecionar seus usuários para o seu site, uma ótima maneira de gerar tráfego.
Esses motivos são mais do que suficientes para ter uma loja no Instagram!
Como fazer uma loja virtual no Instagram: passo a passo
Se você está querendo saber como fazer uma loja virtual no Instagram, preparamos um passo a passo simples e fácil:
Etapa 1: Ter uma conta profissional
Caso ainda você não tenha, deve converter sua conta pessoal no Instagram em profissional (ou criador).
Para isso, basta:
- Acessar o seu perfil e clicar nos três pontos, na parte superior à direita;
- Vá em Parâmetros, e em seguida, Conta;
- Clique em Passar a uma conta profissional, e depois em Empresa;
- Adicione as informações descrevendo o seu Perfil profissional (ex: a categoria da sua empresa e suas coordenadas;
- Clicar em Concluir;
- Você receberá uma notificação para validar sua solicitação.
Lembrando aqui que uma conta profissional dá acesso a funcionalidades profissionais, especialmente estatísticas detalhadas sobre sua audiência e a possibilidade de fazer anúncios segmentados.
Etapa 2: Associar sua conta profissional a uma página do Facebook ligada à sua empresa
- Acesse o perfil do Instagram profissional de sua empresa;
- Selecione Editar Perfil;
- Vá em Informações públicas sobre a empresa, e depois selecione Página;
- Escolha Página do Facebook que você deseja associar (só é possível uma página);
- Se você não tiver uma página no Facebook, selecione então Criar uma Página Facebook.
Além disso, associe sua página no Facebook à Business Manager que será sua interface para criar sua loja e seu catálogo.
Etapa 3: Criar seu catálogo
Você tem duas possibilidades para criar seu catálogo:
Importar um catálogo externo, vindo de sites parceiros como Shopify, por exemplo, ou criar seu catálogo.
Para criar seu catálogo, você deve acessar novamente o site do Facebook, e selecionar Criar um catálogo.
Em seguida, você seleciona o tipo de catálogo e configurar os parâmetros.
Depois, você terá acesso ao seu Gestor de catálogos. As lojas e os catálogos são totalmente personalizáveis em função de suas necessidades, como design, imagens…
Vamos supor que a sua loja virtual seja para vender lingerie. Você pode organizar os produtos por categoria ou coleção.
Etapa 4: Faça a análise da conta
Após ter conectado um catálogo à conta do Instagram e cadastrar os produtos, sua conta deve ser enviada para análise.
Ou seja, o próprio Instagram vai avaliar o seu Perfil, e você receberá uma resposta no prazo de 15 dias ou até menos.
Veja o que fazer:
- Acesse o seu perfil profissional no Instagram e toque no ícone de três pontinhos;
- Selecione Configurações;
- Cadastre-se para a funcionalidade Compras;
- Siga todas as etapas.
Ao longo desse processo, você pode acessar Compras nas Configurações para acompanhar o status.
Etapa 5: Ativar Instagram Shopping
Quando sua conta for aprovada pelo Instagram, você pode então ativar as funcionalidades Shopping.
Para isso, basta ir dentro do seu perfil profissional:
- Selecione Parâmetros;
- Clique em Empresa, e depois, em Shopping;
- Selecione o catálogo de produtos que você deseja associar à sua conta;
- Clique em Concluir.
A funcionalidade Shopping está presente nas publicações, que contém um ícone no alto à direita.
Quando você clica na foto, o detalhe do produto marcado aparece, e basta clicar embaixo para ser direcionado para o site da empresa. Simples e eficaz!
Etapa 6: Marcar seus produtos nas postagens
Quando você posta suas imagens, você pode selecionar os produtos que deseja associar. É possível marcar até cinco produtos no mesmo post.
Para marcar seus produtos, existem duas opções:
- Posts no feed: o botão fica abaixo do conteúdo e da marcação das pessoas;
- Posts nos stories: a marcação dos produtos fica dentro da aba de Stickers.
A partir da foto, o Instagram integrará automaticamente todas as informações do catálogo de produtos do Facebook, incluindo o link para o site da sua empresa.
Leia também: Como Ganhar Dinheiro Extra Vendendo Fotos Para Bancos De Imagens?
Dicas para promover sua loja no Instagram Shopping
Agora que você já sabe como fazer uma loja virtual no Instagram, como promover sua loja no Instagram Shopping?
Identifique seus produtos nas suas publicações
Você pode identificar seus produtos, com o nome e preço. O internauta é em seguida redirecionado para a página de descrição do produto.
O DNA do Instagram é a foto de qualidade; preste atenção em agregar valor aos seus produtos em um ambiente onde seu potencial cliente consiga se projetar.
A partir de 9 postagens no Shopping, uma nova aba “Loja” será desbloqueada na sua conta.
Assim, os internautas terão acesso direto a todas suas postagens marcadas sob forma de catálogo.
Utilize boas hashtags
A utilização de hashtags é essencial no Instagram.
Para isso, procure identificar as hashtags que mais funcionam, de forma a aumentar sua visibilidade e alcançar novos seguidores.
Apenas saiba que o engajamento diminui para as postagens com mais de 5 hashtags.
Use os stories
Desde 2016, esses conteúdos permitem aos usuários publicar vídeos e fotos que desaparecem após 24 horas.
É uma excelente estratégia de interação com seus “followers”. Por exemplo, mostrar uma pessoa usando uma legging peluciada na academia.
Isso faz a pessoa entrar naquele cenário e assim, querer ter uma peça igual.
Você pode criar um storie apenas via aplicativo móvel.
Explore também stories do TikTok quem está muito em alta usando aplicativos como ssstiktok.
Conclusão
Prontinho, agora você já aprendeu a como fazer uma loja virtual no Instagram, e como esse universo não tem limites, você pode vender o que imaginar, basta seguir todas as etapas mostradas aqui!