O que observar ao comprar grampeador para marceneiro
Para reaproveitar, reformar, restaurar ou mesmo decorar um móvel, o mais prático é usar um grampeador para marceneiro. Veja dicas para saber qual o modelo que você precisa!
Uma ferramenta para todas as necessidades
Primeiro, precisamos saber o tipo de material que vamos grampear e também o suporte onde fixar: a dureza, espessura ou resistência podem fazer optar por uma máquina ou outra.
É possível distinguir quatro grandes grupos de grampeador para marceneiro:
Grampeadores manuais ou de mola
Grampeadores de martelo
Grampeadores elétricos, com cabo ou bateria
Grampeadores e pregadores pneumáticos
Grampeador para marceneiro manual
O grampeador manual ou de mola é ideal para decoração, colocar estofados, etc. Essa ferramenta pode ser feita de plástico ou metal. Como você deve ter adivinhado, o de metal é mais forte que o de plástico.
Você só precisa segurar apertar para grampear! Perfeito para trabalhos específicos de tamanho pequeno e repetitivos.
Grampeador para marceneiro de martelo
Grampeador de martelo também é manual, mas ajuda a acelerar o ritmo, porque o processo de grampeamento é feito batendo a ferramenta na superfície a ser grampeada.
O martelo deve ser usado normalmente: lança, acertar e grampear. Perfeito para a colocação de painéis ou malhas isolantes, coberturas ou qualquer outro tipo de trabalho em que seja mais prático acertar com o braço estendido.
Grampeador para marceneiro elétrico
Podemos encontrar grampeador elétrico com cabo ou bateria. Ele é mais potente que os manuais, portanto podem passar por materiais mais duros sem cansar a mão.
Muito prático para trabalhos repetitivos como montagem de caixas, montagem de móveis etc. Recomendado para pessoas que têm as estruturas ósseas mais sensíveis.
Grampeador de bateria
Como em qualquer outra ferramenta eletroportátil, o grampeador a cabos fornecem maior potência, mas o de bateria é uma comodidade poder usar o aparelho em locais sem eletricidade e menos acessíveis.
Grampeador para marceneiro pneumático
Grampeador pneumático é utilizado, entre outros, para trabalhos de carpintaria de interiores (pisos, parquet etc.), externos (instalação de cercas, paliçadas, estruturas etc.) ou outros trabalhos em larga escala.
O grampeador pneumático trabalha com um compressor, cuja principal desvantagem é a limitação do tubo. Esse equipamento nas geralmente incorpora um seletor de velocidade, vários modos de disparo, como sequencial ou contínuo (na forma de uma rajada).
Existem máquinas que executam as duas funções: grampeador e pregador; portanto, pode ser mais interessante comprar um desses se você estiver fazendo vários trabalhos.
Principais características
Ao comparar grampeador para marceneiro, você deve observar os materiais e o tamanho dos grampos que eles aceitam. Mas, logicamente, você deve observar os benefícios que cada máquina oferece:
Colocação de dois grampos ao mesmo tempo, muito prático para impedir que materiais muito finos rasguem;
Capacidade de carga, quanto menos vezes você precisar completar com grampos ou pregos, melhor!
Pega ergonômica, muito útil para não machucar os dedos ou o punho, principalmente nas máquinas mais potentes;
Ajuste da potência do sopro, opção encontrada principalmente nos grampeador elétrico e pneumático.
Visualizador do carregador de grampeador para marceneiro, para saber sempre o que resta e não deixar o trabalho pela metade;
Grampeado pelo gatilho ou pelo “nariz” da ferramenta, para o grampeador pneumáticos e elétricos que ejetam os grampos: basta manter a pressão no gatilho e pressionar o grampeador a superfície a ser grampeada;
Luz de aviso LED para grampeador de bateria;
Pressão necessária para modelos pneumáticos;
Peso da ferramenta, uma característica básica.
Tapeçaria, artesanato, decoração são funções que podem ser exercidas com o grampeador elétrico ou manual. Já os grampeadores pneumáticos são mais utilizados em segmentos profissionais. Esse grampeador proporciona aos seus usuários um acabamento de alta qualidade.