Dicas para posicionar um site no Google

0

Se você está em busca de dicas para posicionar o seu site no Google, provavelmente já percebeu que apenas criar site não é o suficiente para ser encontrado pelo seu público-alvo. 

 

Cada vez mais as pessoas passam mais tempo online, fazendo pesquisas em busca de produtos ou serviços. 

 

Quando essas buscas são feitas em mecanismos de pesquisa, como o Google, os usuários se deparam com uma enorme quantidade de sites disponíveis. 

 

Com isso, o destaque fica para os sites que ocupam as primeiras posições nos resultados de pesquisa, já que dificilmente as pessoas clicam nas próximas páginas. 

 

Por esse motivo, se você realmente quer que o seu site tenha um bom posicionamento no Google, é essencial que aplique técnicas de SEO

 

Mas, o que são essas técnicas? 

 

Primeiro você precisa compreender que a otimização para mecanismos de pesquisa é uma combinação de estratégias e técnicas. 

 

Elas são aplicadas com o objetivo de mostrar que o site é relevante e está de acordo com os padrões do Google — ou de outros buscadores.

 

Por mais que hoje em dia existam muitas informações sobre SEO disponíveis na internet, é muito importante saber como aplicá-las corretamente em seu site para que realmente consiga um bom posicionamento nos resultados de pesquisa. 

 

Quer saber mais sobre o assunto? Se a resposta foi sim, continue a leitura! 

 

Como posicionar um site no Google 

Bem, já falamos que para um site ser posicionado no Google, precisa ter as técnicas de SEO bem aplicadas. E existem muitas dessas técnicas. 

 

Porém, para te ajudar a dar os primeiros passos em direção ao posicionamento do seu site no Google, aqui estão os principais pontos que você deve ter atenção em relação ao SEO. 

 

1. Escolha bem suas palavras-chave

Defina quais buscas ou expressões as pessoas tentarão usar para encontrar você ou seu produto/serviço. 

 

Considere o número de pesquisas de cada termo para encontrar suas melhores palavras-chave. 

 

Você pode usar o Google Trends para definir sua estratégia de posicionamento orgânico no Google.

 

2. Use corretamente as palavras-chave

Use-as em seus textos, tags e categorias. As primeiras 200 palavras de cada página são mais valiosas, por isso é uma boa ideia ter uma boa introdução para um artigo. 

 

Isso não apenas incentiva a leitura, mas também pode usar essa estratégia para posicionar suas palavras-chave.

 

Também é importante que você use as palavras-chave nos títulos e coloque-os em negrito: se puder, use-os para criar títulos e basear-se neles para o seu conteúdo. 

 

Se você puder destacar algumas palavras em negrito em cada artigo, será mais fácil para o Google indexa-los.

 

3. Preencha a meta descrição e título

Defina, para cada página do seu site, uma descrição e um título nas metatags de cada título ou “<head>”. 

 

Estes são os títulos e descrições que aparecem no Google e aqueles que têm como objetivo atrair a atenção. 

 

Se você usa o WordPress, pode usar alguns plugins, como o All in One SEO Pack. Você obterá novos formulários de SEO para cada artigo.

 

4. Tenha URLs editados e amigáveis

Use um sistema para escrever URLs que se assemelham aos seus títulos. Você pode encurtá-los e editá-los para que contenham o maior número de palavras-chave. 

 

No WordPress, você pode ativar esse recurso em “Configurações” e poderá editar cada URL enquanto edita cada artigo.

 

5. Otimize as imagens do site

Inclua as tags TITLE e ALT em todas as imagens. Caso contrário, os mecanismos de pesquisa não saberão o que são e não fará a sua indexação. 

 

Você pode usar o plugin SEO Friendly Images no WordPress para preencher as informações. 

 

6. Crie e envie seu sitemap para mecanismos de pesquisa

Os sitemaps ajudam os mecanismos de pesquisa a indexar seu site e mantê-los atualizados em seu cache. 

 

Além disso, como o envio dos Sitemaps deve ser feito sempre que houver uma alteração, o melhor é automatizar. 

 

Com o WordPress, você pode fazer isso ao utilizar o plugin Google XML Sitemaps.

 

7. Melhore a velocidade do site

As pessoas estão cada vez mais apressadas e querem ter as respostas que desejam o mais rápido possível. 

 

Se o seu site não carregar rapidamente, elas os visitantes da página irão procurar pelo seu concorrente. Quanto melhor for a velocidade de carregamento do seu site, melhor. 

 

Conclusão

As dicas que você acabou de conferir são apenas algumas das técnicas de SEO que devem ser aplicadas em seu site. 

 

A otimização de sites é repleta de muitos outros detalhes que merecem a sua atenção para que as suas páginas realmente consigam um bom posicionamento no Google. 

 

Pode ser que você já tenha um site, ou esteja pensando em começar um, para ambas as situações, se tiver dúvidas sobre como fazer a sua otimização, sempre opte por procurar por um profissional capacitado. 

 

Lembre-se que se o seu site não for encontrado, ele provavelmente não receberá visitantes, pelo menos não de forma orgânica (não paga publicidade). 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.