O Big Data: O que é suas vantagens para as empresas
Big Data, o que é isso? É uma das palavras que nos últimos tempos se ouvem no setor tecnológico em geral.
Mas, o que é? Ao que se refere? O objetivo deste artigo é explicar a que se refere este conceito e como é que nos pode ajudar em diferentes aspectos da nossa vida, como no setor de energia elétrica
A coleta de dados tem existido desde sempre, mas entender sua magnitude nem sempre é fácil. De acordo com a Forbes, nos últimos dois anos foram obtidos mais dados que em toda a história da humanidade.
O que é o Big Data?
O termo faz referência ao conjunto de dados adquiridos em grande volume com o objetivo de ser analisado para se obter uma determinada informação e encontrar padrões que, dependendo do target, nos permitem otimizar os processos de produção de qualquer projeto.
Esse volume de dados é impossível de serem geridos ou processados através de procedimentos convencionais devido a três motivos: grande dimensão ou volume dos dados, a dificuldade em sua obtenção e a velocidade do seu crescimento.
A complexidade do Big Data se deve principalmente pela dificuldade na coleta de dados de diferentes origens de forma não estruturada, isto é, o Big Data recolhe dados que podem proceder de diferentes fontes tecnológicas como dispositivos GPS, telefones inteligentes, redes sociais, registos de chamadas, hábitos de navegação na web etc.
A importância do Big Data para as empresas
Os objetivos a conseguir através do uso do Big Data podem ser tão variados como a capacidade de identificar novas oportunidades por parte das empresas ou modelos de negócio.
A forma das empresas conseguirem o êxito recorrendo ao Big Data pode ser resumida nos seguintes pontos:
O Big Data permite tomar melhores decisões
A tecnologia Big Data permite deixar de lado a “intuição” para tomar decisões baseadas em dados com alta probabilidade de estarem correctos, graças ao estudo do comportamento dos clientes.
Esta tecnologia permite-nos aprofundar os dados, pois conseguimos combiná-los para segmentar perfis, realizar campanhas de marketing e centrar a publicidade nos potenciais clientes.
Novas oportunidades de negócio
Como já todos sabemos, a informação é poder, e por isso o Big Data permite criar novas fontes de receitas baseadas nos perfis dos nossos clientes. Falamos por exemplo na possibilidade de novas estratégias como a venda cruzada mediante a personalização de produtos ou serviços.
Redução de custos
A gestão desta imensa capacidade dos dados, fez com que as empresas pudessem economizar mais, já que a manipulação destes dados é mais ágil e acessível a todos os empregados da empresa. Ao estarem mais conectados a trabalhar na nuvem, reduzem um pouco os gastos no que diz respeito aos sistemas de hardware da empresa.
Melhor satisfação do cliente
Atualmente o cliente é o foco de qualquer marca ou empresa, e por isso, a satisfação dele e a sua fidelização é de extrema importância para garantir uma boa reputação.
Este aspeto do Big Data tem grande protagonismo pois graças ao conhecimento dos hábitos do cliente ou de ser possível aceder a informações tais como reclamações e queixas, permitem contornar os problemas e lhes oferecer soluções personalizadas em cada caso, e atribuir mais valor e credibilidade à marca.
O BIG DATA no sector energético
A título de exemplo, e para que seja o mais realista possível, no sector energético, já estamos habituados a que o recibo da eletricidade chegue sem verificarmos ao certo o que temos de consumo de energia, nem os impostos que compõem essa conta.
Em pouco tempo, graças a obrigatoriedade da instalação dos contadores inteligentes e ao Big Data, passámos a ter a oportunidade de conhecer nossos consumos no dia a dia.
Por outro lado, as empresas de energia podem detectar, além de problemas com o fornecimento, possíveis fraudes por parte dos seus usuários.
As empresas produtoras e comercializadoras de luz poderão ter mais dados que lhes permitam ajustar a compra e a venda de energia graças ao conhecimento dos hábitos de consumo dos seus clientes. Podem ainda oferecer aos seus clientes conselhos e melhorias no que diz respeito à potência contratada ou até à tarifa elétrica ideal para pouparem ainda mais.
Conclusão: o Big Data é a tecnologia que chegou para mudar a forma de ver a relação marca/cliente, favorecendo a otimização dos recursos das companhias e a personalização com base nas necessidades do cliente.